A sociedade do consumo


O aumento acelerado da população mundial também faz crescer em todos os aspectos o consumo de produtos no mundo. Com mais pessoas, as indústrias se sentem na obrigação de gerar mais produtos para poder satisfazer a todos. Vemos cada vez mais indústrias, principalmente nos países de terceiro mundo, onde o custo de produção é mais barato, e isso se deve ao fato das pessoas estarem consumindo mais. 

Essa produção em massa de produtos, em primeiro lugar está destruindo no planeta, zerando os recursos naturais que precisamos para viver. A grande maioria das pessoas não percebe isso porque já estão em lugares onde não se vê natureza, as cidades estão cada vez mais cheias de concreto e muros de pedra. Mas é só pensar um pouco que logo podemos sentir através do ar que respiramos o quão poluída nossa atmosfera está.

Por ter uma “cultura” de consumidor, as pessoas começar a desejar mais coisas e trabalhar o dobro para comprar tudo o que quer. A todo instante somos bombardeados pela publicidade para que compremos o novo, o diferente, o que te faz mais bonito (a), ou melhor. A mídia impõe na sua cabeça que você está precisando de algo que realmente não precisa. Mas pelo convencimento persuasivo acaba cedendo e vai logo comprar.


Logo, para que a situação seja revertida, precisamos não só nos dar conta que estamos consumindo muito e parar de fazê-lo, como tomarmos frente das tecnologias sustentáveis, reciclagem, energia retornável, e ainda discutir sobre novas políticas e comportamentos sociais. Uma nova criação, preservação de valores e práticas que induzam novos padrões de integração nacional, regional e local. 

0 comentários:

Postar um comentário

+